domingo, 21 de abril de 2013

Pizza leve mas muito gostosa!


Após uma semana completa, cheia de trabalho e afazeres diversos, chega finalmente a 6a feira, quando merecemos um descanso e alguns prazeres a mais. Pensando nisso, ao me deparar com o dilema da programação gastronômica desta noite, tive uma belíssima e engordativa idéia: "Uma pizza com vinho cairia muuuuito bem!!"...

No entanto, porém, contudo, não estava nos planos da Família Cabral chutar o balde por completo... Deslizes na dieta são aceitáveis, mas obviamente com moderação. Lembrei então que tinha encontrado na internet uma receita de pizza mais leve, e resolvi testar.

O resumo da ópera foi então que tivemos um jantar muuuito gostoso! Matamos a nossa vontade de comer pizza e beber um delicioso vinho... 


Pizza ainda sem queijo... mas muito recheada!

Pizza assada, pronta para ser degustada! .... yummy!!


Sim, pizza normal feita em casa ou de uma boa pizzaria, é bom demais! No entanto se vc esta tentando ter uma refeição um pouco mais leve ou mesmo tentando economizar, essa é uma boa pedida!
Repito, ela fica muito gostosa, e te ajuda a matar aquela vontade de gordinho!! rsrs... Para quem quiser, aqui vai a receita:

Pizza leve mas muito gostosa!

Ingredientes:
Massa
- 1 ovo
- 2 colheres de sopa de maizena
- 2 colheres de sopa de iogurte natural desnatado ou requeijão light
- 4 colheres de sopa de leite em pó desnatado
- 1/2 colher de sopa de fermento para bolo
- 1 pitada generosa de sal

Recheio
- Molho de tomate
- Queijo mussarela light
- Orégano
- Recheio da sua preferência (Em uma das pizzas das fotos eu usei presunto e tomate. Na outra eu usei 2 tipos de recheio: Metade dela foi com um restinho de carne moída refogada que eu tinha do almoço, adicionando ovo cozido picado. Na outra metade eu espalhei uma lata de atum light, ovo cozido, cebola e tomate.)

Modo de Fazer:
Misture bem todos os ingredientes da massa. Ela ficará com uma consistência meio aerada. Unte uma forma de pizza com um pouco de óleo e despeje a massa sobre ela. Sim, a massa é um pouco líquida, mas assim que assar, soltará da forma. Leve a massa para assar no forno até que solte da forma e fique levemente corada. Retire a massa do forno, espalhe o molho de tomate, coloque o recheio de sua preferência e por fim cubra-o com queijo mussarela e orégano. Leve para o forno até que a pizza fique no ponto de acordo com a sua preferência! E buon appetito!!!


Pizza com recheio de presunto sem gordura, tomate e queijo mussarela light. Buonissima!!


#FicaADica:
. Dê uma olhada na sua geladeira... veja se sobrou alguma carne do almoço ou alguns vegetais. Invente!  Você não precisa fazer nenhum recheio especialmente para a sua pizza! Use a sua imaginação e aquilo que vc já tem pronto na sua geladeira!
. Caso vc tenha manjericão, coloque-o na sua pizza. Ele dará um gostinho muito bom!!
. Aprecie essa pizza com uma boa taça de vinho tinto... hummm!!! :-)

domingo, 14 de abril de 2013

Cupcake de Prestígio


E logo depois de um dos dias mais importantes do ano, chegamos no bendito dia 13 de abril. Como minha avó costuma contar pra todo mundo, há 29 anos eu resolvi nascer no dia 12 de abril, um dia antes do aniversário da minha vó Astrit, obviamente, para que eu pudesse ir para a festa dela no dia seguinte! rs...


Vóvi e Lari: "gêmeas, como diria minha avó...".

E para fazer um agrado a vóvi nas comemorações do niver dela, resolvi me entreter um pouquinho mais e fazer uns cupcakes. Pensei comigo então: o que estou com vontade de fazer e que agradaria a vó?? Lembrei então dos verões na praia, quando eu e meus irmãos saíamos para comprar um picolé e sempre trazíamos um picolé de coco para a vó. Não que não trouxéssemos para os outros, mas o pedido da vó era sempre o sabor coco.

Lembrando disso, resolvi fazer um bolinho com coco! Lógico que, se tratando de mim, num final de semana, onde as lombrigas vinham sendo provocadas desde o dia anterior, tive que colocar chocolate na mistura. O resultado disso acabou sendo um cupcake de prestígio!


Cupcake de prestígio: massa de chocolate com recheio e cobertura de coco. 


Tudo foi meio improvisado, mas o resultado ficou bem bom! Quem não curte uma cobertura de beijinho? Acabou ficando bem parecido... A Gabi, minha priminha que o diga!! rsrs...

Aqui vai então a receita dessa minha invenção para quem ficar com água na boca e resolver se arriscar...


Cupcake de prestígio

Ingredientes:
Massa
- 2 ovos
- 1 xícara de óleo
- 1 xícara de chocolate em pó
- 2 xícaras de açúcar
- 3 xícaras de trigo
- 1 xícara de leite quente
- 1 colher de sopa de fermento

Recheio
- 1 lata de leite condensado
- 50g de coco ralado
- 1 colher de sopa de manteiga

Cobertura
- coco ralado / confetti

Modo de fazer:
Bata os ovos, óleo, chocolate em pó e açúcar na batederia. Depois disso adicione o leite quente misturando bem e por fim as 3 xícaras de trigo. Quando a mistura estiver homogênea, misture o fermento.
Coloque a massa nas forminhas e leve ao forno para assar a 180C.
Para o recheio, misture todos os ingrediente e leve ao fogo até que forme um creme.
Quando os cupcakes estiveres assados e frios, corte seus miolos e preencha estes buracos com o creme do recheio. Feito isso, com a ajuda de uma colher, espalhe um pouco do creme sobre todo o topo do bolinho. Passe então o cupcake sobre o coco ralado, de modo que ele grude em toda a sua superfície superior. Pronto! Seu cupcake de prestígio está pronto!!


Cupcakes de prestígio: escolha forminhas decoradas e coloque-os em uma bandeja.
Fica super charmoso!

Na falta de coco ralado... confetes de chocolate!

Cupcakes de prestígio com confetes de chocolate...!!!

#FicaADica:
. A decoração dos cupcakes influencia muito no resultado final. Caso seu público seja mais infantil, invista nas cores, como no caso dos confetes!
. Na falta de coco, use e abuse dos confetes. Outra idéia bacana é usar gotas ou raspas e chocolate. Certamente todos irão adorar!!

Cupcake de baunilha com doce de leite e creme de manteiga


O último dia 12 de abril foi um dia super importante. Na realidade, todos os anos o dia 12 de abril é um dia especial. A razão óbvia para isso, é que este é o dia do meu aniversário!!! hahaha...

Comemorando meus 29 aninhos junto com minha família!!
(Não, o bolo eu não fiz!! rsrs... foi presente da mami e da sogra!! Bolo de Kinder!! Super bom!!)


Por causa disso, e obviamente por causa das inúmeras diretas e indiretas que recebi dos meus colegas de trabalho (né Silvia Sá e Alexandre Petry?!), resolvi aproveitar essa data tão especial e dar aos meus queridos colegas de trabalho o privilégio de provar um pouquinho das delícias preparadas na Cozinha da Lari!!! hehehehe

O cardápio escolhido para a comemoração foi: pão de queijo, cupcakes de cenoura combertura de ganache de chocolate e cupcake de baunilha com recheio de doce de leite e cobertura de creme de manteiga. O pão de queijo e o cupcake de cenoura já são conhecidos das pessoas que curtem a minha cozinha. Já o cupcake de baunilha foi uma novidade. Ao mesmo tempo que resolvi oferecer essas gostosuras para o pessoal, resolvi também fazer deles minhas cobaias!! rs...

E aqui está uma fotinho desse meu novo teste... para aqueles que gostam de doce e que tem uma queda pelo tradicional buttercream, essa é uma boa pedida! ;-)


Meu novo teste: cupcake de baunilha com recheio de doce de leite
e cobertura de creme  de manteiga... hummm!


Cupcake de baunilha com recheio de doce de leite e cobertura de creme de manteiga

Ingredientes:
Massa
2 xícaras e 1/2 de farinha de trigo
- 2 xícaras de açúcar
- 3/4 xícara de óleo
- 2 colheres de chá bem cheias de fermento em pó
- 1 colher de chá deessência de baunilha
- 1/2 colher de chá de sal
- 4 ovos grandes
- 1 xícara de leite
Cobertura
- 1 xícara de manteiga sem sal
- 3 colheres de sopa de creme de leite
- 1 colher de sopa de essência de baunilha
- 4 xícaras de açúcar de confeiteiro
- uma pitada de sal
- 3/4 xícaras de doce de leite
RecheioDoce de leite
Modo de fazer:
Em uma batedeira, mistura a farinha, o açúcar, óleo vegetal, fermento, a essência baunilha e o sal. Bata até que a mistura fique cremosa. Adicione os ovos, um a um, batendo. Misture o leite aos poucos e continue batendo até que a mistura esteja cremosa. Despeje a massa nas forminhas e leve-os para assar em forno a 180 graus.
Para a cobertura, bata a manteiga e o doce de leite. Adicione o creme de leite e a essência de baunilha e bata. Misture o açúcar e bata até que a mistura fique incorpada.
Assim que os cupcakes estiverem assados e frios, com a ajuda de uma faca, retire uma parte do miolo de cada um deles. Preencha este buraco com com o doce de leite. Por fim, cubra-o com a cobertura do creme de manteiga. Você poder fazer isso com a ajuda de bicos de confeitar ou com uma espátula. ... And enjoy!!!

Yummyyyyy!!!!

#FicaADica:
. Este é um cupcake um pouco mais doce mas, para aqueles formigas, cai super bem!!
. Enfeite os cupcakes com confeitos, eles dão um charme a mais ao seu bolinho.
. Se vc preferir, pode fazer os cupcakes sem o doce de leite. Mas, cá entre nós, ele fica show!!




quarta-feira, 3 de abril de 2013

Cupcake de cenoura com ganache de chocolate


E foi na véspera deste feriado de Páscoa que resolvi me arriscar novamente com alguns docinhos na cozinha. Há 2 semanas eu já sabia o que queria fazer... Como na 6a feira santa era aniversário da minha sogra e havíamos combinado de passar o aniversário dela e a Páscoa juntos em Gramado, resolvi fazer um agrado e levar para comemorar.  :-)


Passeio em Gramado: Vera (sogra) e Lari.

Pois bem... Desta vez eu não pensei muito. Simplesmente resolvi que faria cupcakes de cenoura com ganache de chocolate. Pq?? Acho que foi uma mistura de desejo com água na boca... rs
O tempo pra fazer essa minha arte também foi bastante limitado. Na 5a feira, véspera de feriado tivemos que arrumar nossas coisas para viajar, jantar na casa dos meus pais (afinal, não passaríamos a Páscoa juntos) e ainda fazer cupcakes! Foi uma correria! Mas acho que valeu a pena... afinal, preciso admitir, dessa vez recebi muitos, muitos elogios mesmo!! :-P


Yummy!!! Cupcakes de cenoura com ganache de chocolate... DIVINO!!!

Para aqueles que se inspiraram ou ficaram com água na boca, aqui vai a receita: fácil e deliciosa!


Cupcake de cenoura com ganache de chocolate

Ingredientes:
Massa
- 2 cenouras
- 4 ovos
- 1 xícara de óleo
- 2 xícaras de açúcar
- 2 xícaras de trigo
- 1 colher de sopa de fermento

Cobertura (Ganache)
- ~500g de chocolate meio amargo
- 1 caixinha de creme de leite 

Modo de Fazer:
Bata bem as cenouras, ovos, óleo e açúcar no liquidificador. Em seguida junte essa mistura ao trigo e ao fermento, mexendo bem com uma colher.
Para o ganache, pique o chocolate em pedaços e coloque dentro de um recipiente de vidro junto com o creme de leite. Misture e leve ao micro-ondas de 30 em 30 segundos. A cada 30 segundos misture bem. Repita isso até que o chocolate esteja completamente dissolvido. Reserve o ganache por pelo menos 2 horas, de modo que ele obtenha consistência.
Coloque a massa do bolo em forminhas de cupcake e asse em forno a 180C. Quando os cupcakes estiverem prontos, deixe-os esfriar. Depois disso, qdo o ganache já estiver descansado por pelo menos 2 horas, use bicos de confeitar e decore seus bolinhos. Eles ficarão bem fofos e DIVINOS!!!



Apesar de amassadinhos por causa da viagem, eles estavam super gostosos!


#FicaADica:
. Se preferir vc pode usar chocolate ao leite, fica a seu critério.
. Eu utilizei 500g de chocolate para cobertura de bolo. No final consegui fazer 16 cupcakes e ainda sobrou um pouco de cobertura.
. O chocolate meio amargo dá um toque ao bolo, deixando-o docinho mas ao mesmo tempo nada exagerado.



segunda-feira, 18 de março de 2013

Pãozinho saudável


Como vocês bem sabem, estou passando por uma fase light...  (Mas preciso confessar que acabei de ver uma receita de colomba pascal na internet que me deixou com uma super vontade de fazer!!)

Mas, voltando a minha fase light, neste final de semana resolvi tentar fazer uma receita nova de pão. Não se trata de um super pão, cheio de ingredientes especiais e requintados, mas um pãozinho com ingredientes mais saudáveis. Olha ele aqui embaixo!


Pão com farelo de trigo e aveia: uma ótima opção para a sua dieta.


O principal ingrediente desse pão saudável é o farelo de aveia. O farelo de aveia é um alimento pouco calórico, que sacia e auxilia no funcionamento do intestino. Fora isso, ele ainda ajuda a reduzir o nível de colesterol e reduz o açúcar no sangue, sendo ideal para uma alimentação balanceada e saudável.

O pãozinho é literalmente um pãozinho. Ele não cresce muito, mas é consistente e combina muito bem com um café da manhã.

Minha sugestão é optar por 2 fatias desse pãozinho com uma cobertura de queijo cottage temperado com sal e salsinha e uma fatia de presunto de peru light. Tudo isso com uma bela xícara de café com leite! Perfeito!! :-)

Para quem se interessar, aqui fica a receita:


Pãozinho saudável (com farelo de aveia)

Ingredientes:
8 colheres de sopa de Farelo de Aveia

- 8 colheres de sopa de Farelo de Trigo
- 10 colheres de sopa de Leite em pó desnatado
- 1 colheres de chá de sal
- 3 Ovos
- 1 pacotinho de fermento seco para pão (10g)
- 1 colher de sopa de Iogurte Natural 0% gordura
- 4 colheres de sopa de requeijão cremoso light
- 1 colher de chá rasa de adoçante
- 5 colheres de sopa de água morna


Modo de fazer:
Misturar o fermento com a água, o requeijão cremoso, o iogurte e o adoçante. Em um outro recipiente, misturar os farelos com o leite em pó, o sal e os ovos. Juntar as duas misturas até que fique homogêneo.
Unte uma forma pequena retangular para bolo (pode ser daquelas de silicone) e despeje a massa. Asse no forno a 180 graus por cerca de 30 minutos. ....Pronto! ...Enjoy!!


Pãozinho para a semana


#FicaADica:
. O pão serve em torno de 15 fatias. Para uma dieta balanceada, a sugestão é consumir até 3 fatias por dia.
. Adicionar uma fatia fininha de ricota sobre o presunto de peru fica uma delícia!

terça-feira, 12 de março de 2013

Lasanha light ;-)


A realidade é que, apesar da minha paixão por doces, estou passando por uma fase um pouco mais light da minha vida... rs... Confesso que é difícil ficar longe e procurar não ficar inventando "doçuras"o tempo todo, mas, no final, o corpicho e a saúde agradecem!! 

Além do mais, desde que comecei o blog, ouvi de algumas pessoas: "Poxa, mas vê se coloca alguma receitinha mais light, né?!"... Então aqui está uma aventura culinária light! Não é nada rebuscado, é algo simples, e que cai super bem para um almoço ou jantar. Acabei fazendo essa lasanha num sábado meio dia, e devo admitir que ela ficou muito boa! Na realidade, preciso ainda comentar que no dia seguinte, ela estava melhor ainda! ;-)

Como vcs perceberão, essa lasanha é feita com berinjela. Eu sinceramente não sou muito fã dessa verdura. Gosto dela mesmo é frita, a milanesa (super light!). Mas, como já ouvi muitas pessoas comentando sobre fazer uma lasanha com berinjela e tal, resolvi tentar. E o resultado ficou muito boom! Nem parecia que tinha berinjela...


Lasanha light

Ingredientes:
- 1 berinjela pequena
- 1/2 kg de carne moída
- 1 cebola
- 1/2 pimentão
- 3 tomates
- pimenta a gosto
- sal a gosto
- mussarela light
- presunto light

Modo de fazer:
Refogue a carne moída com a cebola, o pimentão e 2 tomates e reserve. Corte a berinjela em rodelas finas e forre o fundo de um refratário. Sobre esta camada, distribua metade da carne refogada. Adicione o tomate em rodelas, o presento e a mussarela ralada. Repita então a camada de berinjela, carne moída, tomate, presunto e por fim cubra tudo com a mussarela.
Leve ao forno até que, ao furar a lasanha vc sinta que a berinjela amoleceu e quando o queijo estiver gratinado. Fica uma delícia!!


Lasanha light ;-)


#FicaADica:
. Você pode ainda incrementar a carne moída com abobrinha, abóbora ou qualquer outro ingrediente que desejar. Você pode inclusive utilizar um picadinho ou alguma carne ensopada como recheio no lugar da carne moída.
. O bacana de receitas como essa é que vc pode inventar coisas diferentes, substituições, temperos, e cada vez vc tem um prato diferente!

domingo, 3 de março de 2013

Mais uma vez... cupcake de banana com doce de leite!


Desde que fiz o cupcake de banana com cobertura de doce de leite, meu irmão e minha irmã viviam pedindo pra que eu fizesse novamente para que eles provassem. Por causa de tanta choradeira, rs, resolvi satisfazê-los, e aqui estão os cupcakes que fiz...





Não é receita nova, apenas um novo visual. Os confetes deram um ar ainda mais feliz para os bolinhos, deixando-os ainda mais apetitosos! Aqui embaixo, a 1a e a 2a versão do cupcake, mostrando essa diferença na decoração. Prova de que mudando um pouquinho vc já obtém resultados bem diferentes!! :-)





#FicaADica:
. Utilize bananas bem maduras para fazer o seu cupcake, caso contrário o gosto dos bolinhos não ficará tão bom!
. Use e abuse da sua imaginação na hora de decorar seu cupcakes! Dê a eles a sua cara!!


Cupcake de chocolate com cobertura de marshmallow sem claras


Apesar de volta e meia eu fazer meus testes culinários em casa e levar para que algumas cobaias no trabalho testassem, dessa vez resolvi fazer o teste "on line"... rs... Numa 4a feira dessas que passou, convidei 3 amigas para tomar um café na minha casa. O cardápio da tarde seria: pão de queijo e cupcake de chocolate com cobertura de marshmallow sem claras.

O pão de queijo, que eu já tinha feito há um tempo atrás e estava congelado, foi assado e "matou as bichas"antes do cupcake ficar pronto. Aqui, vale a dica: Ter pão de queijo congelado é uma excelente pedida para aqueles dias em que vc recebe visitas e não tem nada pra oferecer... Tire eles do freezer, disponha em uma assadeira e leve-os ao forno. Em cerca de meia hora vc terá pãezinhos de queijo quentinhos e deliciosos, prontos para oferecer para as suas visitas! ;-)

Voltando ao cupcake... Neste dia testei uma massa de chocolate e ela estava ok... Na realidade as meninas gostaram mas, eu, chata como sou, quis testar outra. Não, não foi no mesmo dia... rs... No final de semana seguinte fiz mais um teste e descobri uma massa mais gostosa. Resultado: vou mostrar pra vcs os resultados dos cupcakes desses 2 dias, mas receita da massa, será aquela que gostei mais...


Cupcake com massa de chocolate: 1a tentativa - Ok!

Cupcake com massa de chocolate: 2a tentativa - Gostei!!


Como fiz estes 2 docinhos na mesma semana,  guardei o que tinha sobrado do marshmallow na geladeira e utilizei ele para a 2a tentativa. O resultado foi bem bom! Dizem (eu nunca testei), que vc pode congelar o marshmallow pronto e, quando quiser utilizá-lo novamente, descongelar e bater na batedeira. É uma ótima pedida para fazer cupcakes mais rápidos...

Mas enfim, aqui está a receita para vcs:


Cupcake de chocolate com cobertura de marshmallow sem claras

Ingredientes:
Massa
- 2 ovos
- 1 xícara de açúcar
- 150g de manteiga sem sal
- 1 xícara de trigo
- 1/2 xícara de leite
- 1 pitada de sal
- 1/4 de xícara de cacau em pó
- 1 colher de chá de essência de baunilha
- 1 colher de chá de bicarbonato de sódio
- 1 colher de sobremesa de fermento

Marshmallow sem clara:
- 1 colher de sopa de gelatina sem sabor
- 250ml de leite gelado
- 360g de açúcar de confeiteiro
- 1 colher de sopa de emulsificante para sorvete
- 1 colher de sopa de pó para sorvete no sabor desejado (eu user sabor Creme)

Modo de fazer:
Massa
Bata a manteiga derretida junto com o açúcar até formar um creme esbranquiçado. Junte os ovos, um a um, batendo bem. Adicione então a essência de baunilha e em seguida misture bem o trigo. Acrescente então o leite gelado e o cacau, batendo bem. Por fim, adicione o sal, o bicarbonato e o fermento, peneirados. Misture tudo e coloque a massa nas forminhas de cupcake. Leve para assar a 180C.

Marshmallow sem clara:
Hidrate e dissolva bem a gelatina sem sabor conforme as instruções na embalagem. Em seguida, adicione todos os ingredientes do marshmallow na batedeira e bata por cerca de 10-15 minutos. Você perceberá que o creme aumentará bastante de tamanho e terá uma consistência suave, próxima a do glacê. Se o mesmo ficar muito mole, acrescente mais açúcar de confeiteiro até atingir o ponto.

Assim que os cupcakes estiverem assados, deixe-os esfriar sobre uma grade metálica. Quando estiverem frios, coloque a cobertura de marsmallow sobre eles com a ajuda de bicos de confeitar.



Ambos são cupcakes de chocolate com cobertura de marshmallow
mas decorados de formas diferentes.


#FicaADica:
. Deixe os cupcakes na geladeira por pelo menos 10 minutos antes de comer; assim o marshmallow ficará mais saboroso.
. Se desejar, faça um furo no meio do bolinho e preencha-o com um pouco do marshmallow. Será uma surpresa a mais para quem for degustá-lo!
. Na 2a tentativa do cupcake, fiz um furo no interior do bolinho e preenchi com ganache de chocolate (chocolate derretido com creme de leite). Minhas cobaias adoraram!!
. Decorações diferentes dão um ar ainda mais fofo para os cupcakes. Use e abuse da sua imaginação! :-)

Suspiros: fofos e gostosos


No final de 2012, bem próximo ao Natal, cá estava eu passeando pelo Shopping em pleno horário de almoço quando, ao entrar em uma livraria, me deparo com um belíssimo livro sobre confeitaria. De cara, me apaixonei! Na mesma hora bati uma foto e postei no Instagram, com a mensagem: "Eu queroooo!!!". Resultado disso, no Natal eu ganhei essa preciosidade do meu amor!


Presente de Natal do meu maridão!

O livro é super legal, com imagens divinas de doces maravilhosos, onde vc baba só de olhar. Ele possui receitas mais simples e umas mais complexas mas, como eu ainda estou aprendendo, resolvi estreá-lo com a primeira receita do livro: Suspiros.

Suspiros: Minha primeira receita do livro "Confeitaria Chic".


Pra falar a verdade eu nunca fui super fã de suspiros, no entanto a forma em que eles foram apresentados, e inclusive a sugestão de fazê-los para dar de presente, me chamou muito a atenção e eu resolvi tentar. Comprei todos os ingredientes e pronto! Aqui está a minha primeira receita:


Suspiros coloridos

Aqui vai então a receita, caso vc tb decida se arriscar na Confeitaria Chic... vale a pena! Fica delicioso!


Suspiros

Ingredientes:
- 3 claras
- 1 pitada de sal
- 100g de açúcar
- 1 colher de chá de essência de baunilha
- 100g de açúcar de confeiteiro peneirado
- Corantes

Modo de Fazer:
Bata as claras em neve e o sal até que a mistura atinja a consistência de merengue. Polvilhe o açúcar refinado e continue batendo, até que o merengue fique brilhante e firme. Adicione a essência de baunilha e também o açúcar de confeiteiro, misturando com uma espátula. Divida o merengue em tantas partes quanto forem as cores de suspiro que vc desejar. Misture um pouco de corante em cada uma delas até que atinja a cor desejada.
Forre uma forma com papel manteiga e pre-aqueça o forno a 80C. Com a ajuda de bicos de confeitar, forme os pequenos suspiros em cima do papel manteiga. Leve ao forno por aproximadamente uma hora e meia. Fique atenta ao forno, pois esse tempo pode variar de forno para forno.


Suspiros saindo do forno...


#FicaADica:
. Utilize pouco corante. Apenas pequenas gotas já produzem uma cor bastante forte. Misture bem antes de adicionar mais.
. A recomendação da receita original é de levar os suspiros ao forno por 2-3h, no entanto como eu fiz suspiros bastante pequenos, não precisei mante-los no forno por tanto tempo.
. Faça suspiros do mesmo tamanho. Se vc variar, uns ficarão prontos antes dos outros.
. Se vc armazena-los em um recipiente bem fechado e seco, eles poderão durar até 3 meses.
. Se colocados dentro de uma embalagem bacana, podem ser uma ótima opção de presente! ;-)

sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

Bolo de Côco... hummm!!


Já fazia algumas semanas que eu estava doidinha atrás de uma forma de silicone daquelas semelhantes a formas de pudim, para fazer bolo com um furo no meio. Só que eu não queria uma forma qualquer, queria uma que tivesse um formato um pouco mais trabalhado e que fizesse um bolo bem bonito.

Foi então que lá estava meu marido e eu, fazendo umas comprinhas no mercado, quando me deparo com uma gôndola cheinha de formas de silicone. Fiquei feliz da vida! E obviamente fui direto para aquela forma redonda e trabalhada. Na hora eu pensei: qual será o bolo que posso fazer?? E a primeira coisa que me veio em mente foi: bolo de côco. Pq bolo de côco? Sinceramente não sei... O fato é que coloquei isso na minha cabeça e resolvi fazer.

No sábado então resolvi colocar essa minha tão desejada vontade em prática. Lembrava de um bolo de côco que havia comido há um tempo mas, quando fui ver a receita, achei ela meio estranha, então resolvi improvisar! Juro que fiquei com um pouquinho de receio, mas, pensei... vamos ver no que dá! Foi aí que consegui esta belezura aqui...... :-)

Bolo de Côco: fruto da minha forma de silicone nova!

O bolo cresceu que é uma beleza e ficou com uma massa levemente úmida. Ficou ainda no ponto certo de doçura, nada de muito doce. Perfeito para se comer com um cafezinho.

E para aqueles que quiserem testar, aqui vai a receita:


Bolo de Côco

Ingredientes:
- 4 ovos
- 2 xícaras de açúcar
- 2 xícaras de farinha de trigo
- 100g de côco ralado
- 1 caixinha de creme de leite
- 1 vidro de leite de côco
- 1 colher de sopa de fermento
- açúcar confeiteiro para decorar

Modo de fazer:
Bata as 4 claras em neve e reserve. Misture o açúcar com o trigo e bata a mistura com o creme de leite e o leite de côco. Adicione então o côco ralado e o fermento. Feito isso, misture o reservado das claras em neve com o restante da massa.
Unte uma forma e despeje a mistura. Asse a 200C para garantir a homogeneidade do cozimento sem correr o risco de queimar o bolo.
Quando ele estiver pronto, espere esfriar e desenforme. Com a ajuda de uma peneira, espalhe o açúcar confeiteiro sobre o bolo. Sirva com café com leite... uma delícia!

Bolinho delicioso!! ;-)


#FicaADica:
. Você também pode usar um pouco do leite de côco e misturar com o açúcar confeiteiro para cobrir o bolo.
. A forma de silicone com furo no meio é uma ótima dica para um bolo diferente e mais atraente.